Estudo lista 10 jovens promessas e mostra que seleção está bem servida no futuro
Tite vem mandando seus auxiliares acompanharem os jogos do Brasileirão e também analisa confrontos europeus
por Agência Estado
Campinas, SP, 24 - Cada vez mais os clubes brasileiros estão investindo em seus pratas da casa. Isso tem sido acelerado pela falta de receitas e pelas dívidas acumuladas no período de pandemia. Eles lançam garotos e rapidamente colhem os frutos no mercado internacional. Por consequência, dão opções a mais para o esquadrão nacional, o time comandado pelo técnico Tite.
- Confira!
- Atacante comemora golaço e ganha elogios do técnico do Chelsea
- Campeão brasileiro pelo Corinthians pode pintar como novo reforço do Náutico
DE OLHO
Tite vem mandando seus auxiliares acompanharem os jogos do Brasileirão e também analisa confrontos europeus. O estudo certamente ajudará ao treinador a esclarecer dúvidas sobre determinados atletas, até mesmo apontando outros fora do seu foco. Entre os jovens sub-23 analisados, aparecem cinco do futebol nacional e outros três que atualmente jogam na Europa.
O Top 10 do estudo traz um jovem revelado em Xerém, de onde despontou o zagueiro Thiago Silva, eterno craque do Fluminense. Curiosamente, ele também é defensor. Aos 22 anos, Ibañez já teve passagens pelas seleções de base e é apontado com grande nome da zaga brasileira. Ele pouco jogou pelo Fluminense, mas vem se destacando na Roma. Apesar do sobrenome sul-americano, ele nasceu no Brasil.
Outro garoto desconhecido do torcedor surge na segunda colocação da relação. O lateral-direito Dodô despontou no Coritiba sob direção de Gilson Kleina e foi logo negociado com o Shakhtar Donetsk. Fez 21 jogos na Ucrânia. Ele é bom de assistências, mas também sabe fazer gols. Ocupa uma posição carente na seleção principal.
CELEIRO

Do futebol nacional muitos times podiam contar com representantes, mas no Top 10 ainda figuraram o Atlhetico-PR com o ótimo lateral-esquerdo Abner, em 5°, o Atlético-MG tem o lateral-direito Guga, em 6°, e o Flamengo aparece com o goleiro Hugo Souza, em 10° lugar. Completam a lista Matheus Cunha, do Hertha Berlim, o sétimo e com uma convocação no currículo para as Eliminatórias, e o meia Gustavo Assunção, filho do volante Paulo Assunção, que ganhou notoriedade no futebol espanhol.
NOVOS NOMES
Certamente novos nomes podem engrossar a lista em breve, com o bom futebol dos palmeirenses Gabriel Menino, Danilo e Gabriel Veron, dos santistas Kaio Jorge, Sandry e Ângelo, e até mesmo do corintiano Gabriel Pereira. No Fluminense, que vem se destacando nas categorias de base, ainda podem ser lembrados Calegari, Martinelli e Nino.
O Flamengo tem Natan e João Gomes como jovens promissores, assim como Peglow e Praxedes despontam no Internacional. A lista de bons jovens do futebol canarinho é bem extensa e tem muitos Silvas, Santos, Oliveiras e Souzas, espalhados pelos quatro cantos do País.
Confira o ranking do CIES Football Observatory:
1.° - Ibañez - Roma (Itália)
2.° - Dodô - Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
3.° - Igor Gomes - São Paulo
4.° - Gabriel Sara - São Paulo
5.° - Abner - Athletico-PR
6.° - Guga - Atlético-MG
7.° - Matheus Cunha - Hertha Berlin (Alemanha)
8.° - Gustavo Assunção - Famalicão (Portugal)
9.° - Brenner - FC Cincinnati (Estados Unidos)
10.° - Hugo Souza - Flamengo