PAULISTÃO: Começa neste final de semana a corrida pelo título estadual

Red Bull Bragantino e Corinthians é o jogo em destaque na primeira rodada do Campeonato Paulista

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 26 (AFI) - A corrida pelo título do Campeonato Paulista 2021 está prestes a começar. No próximo sábado (27), a primeira rodada da competição inicia-se com duas partidas: São Bento x Mirassol e Novorizontino e Ponte Preta.

Mas o jogo que certamente chamará a atenção neste final de semana será outro. No domingo (28), dois times da Série A do Campeonato Brasileiro medem forças em Bragança Paulista: Red Bull Bragantino x Corinthians.

Corinthians e Red Bull Bragantino disputaram a Série A do Brasileirão em 2021. Foto: Rodrigo Coca/Corinthians
Corinthians e Red Bull Bragantino disputaram a Série A do Brasileirão em 2021. Foto: Rodrigo Coca/Corinthians

PONTAPÉ EM SOROCABA

Na tarde do próximo sábado, às 16 horas, no estádio Walter Ribeiro, São Bento e Mirassol abrem o Paulistão 2021 querendo fazer bonito na competição. Após ser vice-campeão da Série A2 em 2020, o Bentão disputará pela 37° vez a elite do Campeonato Paulista.

O time do técnico Edson Vieira, porém, terá problemas logo no início. Sem nenhum lateral-direito inscrito na competição, o treinador terá que improvisar um jogador de uma função diferente para atuar naquela faixa do campo.

Por outro lado, o Mirassol, campeão da Série D do Brasileirão na última temporada, vem forte, organizado e buscando fazer história na competição e superar o feito de 2020, quando a equipe alcançou o terceiro lugar. Com contratações de peso, o Leão acredita que tem forças para iniciar a competição com vitória, mesmo atuando fora de casa.

AINDA NO SÁBADO

Fechando o primeiro dia de Campeonato Paulista, a Ponte Preta visita o Novorizontino, no estádio Jorge Ismael de Biasi, às 19 horas. Após frustrar-se na Série B do Brasileirão e perder forças na reta final na briga pelo acesso, a Macaca tentará virar a página e iniciar o Paulistão com o pé direito.

Em contrapartida, o Novorizontino não esconde a empolgação, após conquistar, em 2020, uma vaga pela primeira vez para a Série C do Campeonato Brasileiro. O Tigrão do Vale, de apenas 10 anos de existência, tentará continuar alçando voos maiores, agora dentro do estado. O time de Novo Horizonte foi campeão estadual da Série A3, em 2014.

JOGO DA RODADA

No domingo, o bicho pega em Bragança Paulista, no Nabi Abi Chedid, às 18 horas. Em confronto de dois times que disputam a Série A do Brasileirão, Red Bull Bragantino e Corinthians vão a campo com rivalidade adquirida ao longo da competição nacional. Na reta final do Campeonato Brasileiro, os dois times brigavam por uma vaga na Libertadores, visando o G-8.

Na última partida entre as equipes no Paulistão, na temporada anterior, o Timão levou a melhor e bateu o Massa Bruta por 2 a 0, em jogo realizado no Morumbi, pelas quartas de final, com gols de Jô e Éderson.

Maior campeão paulista, o Corinthians busca, além do bicampeonato, o 31° título da competição. Já o Massa Bruta, quer alcançar o segundo título. O time de Bragança foi campeão em 1990, ano em que, surpreendentemente, dois times do interior de São Paulo chegaram à final do torneio. O Red Bull Bragantino bateu o falido Grêmio Esportivo Novorizontino na grande decisão.

DUELO SANTO

Ainda no domingo, às 19 horas, o Santos visitará o Santo André, no Bruno José Daniel. Após assegurar a vaga na próxima edição da Libertadores, o Peixe contará com o técnico recém-contratado, Ariel Holan, para voltar aos trilhos.

É nítido que o Santos sofreu um baque depois de ser derrotado pelo arquirrival Palmeiras na decisão da Copa Libertadores 2020. Entretanto, o time terá pouco tempo para reanimar-se e almejar a conquista do Paulistão, algo que não acontece desde 2016.

Para o Santo André, que já foi campeão da Copa do Brasil, em 2004, o objetivo de título talvez não seja o principal. Em preparação para o Paulistão, o time conta com alguns medalhões que são rodados pelo futebol do estado.

O que talvez seja um motivo a mais para pensar em vitória, é o fato do Ramalhão ter perdido a única oportunidade de ser campeão da elite do estadual justamente contra o Santos, em 2010. Na decisão, Ganso e Neymar despontaram e conduziram o Peixe ao título do Paulistão.

BRIGA TRICOLOR

No mesmo horário, às 19 horas, no Morumbi, o São Paulo recebe o Botafogo-SP. Depois de terminar a temporada 2020 com altos e baixos, vencendo o campeão do Brasileirão, o Tricolor Paulista tentará quebrar um jejum de nove anos sem festejar um título.

A última vez foi em 2012, na Copa Sul-Americana. Se a estatística for no Paulistão, o tabu fica ainda maior. Desde 2005 o São Paulo, que já levantou o caneco 21 vezes, não fatura o título. Algo que poderá reanimar o time é a estreia do técnico Hernán Crespo, que tentará impor seu modelo de jogo e recolocar o clube no caminho certo.

O adversário é o Botafogo-SP, que tenta se reencontrar após um 2020 para ser esquecido. Rebaixado na Série B do Brasileirão, o Pantera fez um trabalho de renovação de elenco, perdendo algumas peças importantes no torneio nacional.

Vice-campeão em 2021, o Botafogo dificilmente alcançará um passo tão longo e ousado como o que conquistou no início do século XXI nesta temporada. Com os pés no chão, o time tem ciência da dificuldade logo na estreia e aposta em um elenco rejuvenescido para manter-se na elite.

CALENDÁRIO ENROLADO E OUTROS JOGOS

Por conta do jogo de ida da final da Copa do Brasil, no próximo domingo, diante do Grêmio, a primeira rodada entre Palmeiras e São Caetano teve a data alterada e acontecerá no dia 7 de março.

Com isso, o campeão da Libertadores fará a sua estreia no Paulistão diante do Corinthians, na próxima quarta-feira (3), na Neo Química Arena, enquanto o campeão da Série A2 recebe o Red Bull Bragantino, no mesmo dia, no Anacleto Campanella. As duas partidas estão marcadas para às 19 horas.

Completando a primeira rodada, Ferroviária x Inter de Limeira se encaram no Brinco de Ouro da Princesa, no domingo, às 19 horas. A prefeitura de Araraquara impediu que o jogo fosse realizado na cidade, decretando "lockdown". Por conta disso, o duelo será em Campinas.

Além disso, no mesmo Brinco de Ouro, Guarani e Ituano medem forças, na segunda-feira (01), às 19 horas. Com isso, excluindo a partida entre Palmeiras e São Caetano, a rodada estará completa.

CORRIDA PELO TÍTULO

Atual campeão, o Corinthians, dono de 30 títulos, busca o bicampeonato pela terceira vez na competição, algo que aconteceu entre 1942 e 1943 e 1946 e 1947. Na sequência, Palmeiras, com 23, Santos, com 22, e São Paulo, com 21, correm atrás do arquirrival em número de títulos.

Dos quatro grandes da capital, o jejum maior é por conta do Tricolor Paulista, que não conquista o Estadual desde 2005, quando bateu o Timão na grande final.

Em relação aos times do Interior que estão na elite, o Ituano é o que tem mais número de títulos. Ao todo, são duas conquistas, em 2002 e, recentemente, em 2014.

ABEL FERREIRA, DO PALMEIRAS, DEFINE TIME QUE DISPUTARÁ O PAULISTÃO. VEJA O VÍDEO!

OS PROMOVIDOS

Após o título e o vice-campeonato da Série A2 em 2020, São Caetano e São Bento, respectivamente, buscam uma nova história para a temporada 2021. O Azulão busca o segundo título da competição estadual. O primeiro e único aconteceu no início do século XXI, que foi mágico para o clube, em 2004.

Já o centenário Bentão, almeja superar uma marca distante do time, que aconteceu no ano de 1963, quando a equipe ficou na quarta posição do Campeonato Paulista.

Próximos Jogos
São Bento x Mirassol
27/02/2021 16:30
Novorizontino x Ponte Preta
27/02/2021 19:00
Red Bull Bragantino x Corinthians
28/02/2021 18:00
Ferroviária x Inter de Limeira
28/02/2021 19:00
Santo André x Santos
28/02/2021 19:00
São Paulo x Botafogo
28/02/2021 19:00
Guarani x Ituano
01/03/2021 19:00
Palmeiras x São Caetano
11/03/2021 19:00
Próxima RodadaVeja a Classificação!