Paulista A3: Em desvantagem histórica, Comercial recebe EC São Bernardo na ida da semi

O vencedor, além de conquistar o acesso, fará a final com vencedor da outra semifinal entre Noroeste e Velo Clube

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 30 (AFI) - Os Alvinegros, Comercial e EC São Bernardo medirão forças por uma das semifinais do Campeonato Paulista da Série A3 (terceira divisão). O primeiro jogo acontece neste domingo (01/11), às 16 horas, no Estádio Francisco Palma Travassos, em Ribeirão Preto e a volta no dia 7 de novembro (sábado), às 15 horas, no Estádio Municipal Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Se o placar agregado permanecer depois dos 180 minutos de disputa, a equipe que conquistará vaga na Série A2 (segunda divisão) de 2021 será conhecida nos pênaltis. O vencedor, além de conquistar o acesso, fará a final com vencedor da outra semifinal entre Noroeste e Velo Clube.

Nas quartas de final, o Comercial eliminou o Linense com duas vitórias - 1 a 0 em Lins e 3 a 1 em Ribeirão Preto. Já o velho Bernô passou pelo Batatais FC, também com duas vitórias - por 3 a 0 em Batatais e 3 a 2 em São Bernardo do Campo.

Em desvantagem histórica, Comercial recebe EC São Bernardo na ida das semifinais
Em desvantagem histórica, Comercial recebe EC São Bernardo na ida das semifinais
INVENCIBILIDADE
O Comercial não perde há 11 jogos - sete vitórias e quatro empates. A última derrota do Bafo na competição atual foi justamente para o Cachorrão, pelo placar de 3 a 0,, gols de Dudu, Felipe e Chuck, no Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, pela sétima rodada da primeira fase. partida disputada dia 15 de fevereiro.

Já o EC São Bernardo está invicto há 10 jogos - dois empates e oito vitórias, sendo quatro consecutivas. A última derrota do Cachorrão foi fora de casa, para o Primavera por 2 a 0, no Mário Limongi, em Indaiatuba, pela sétima rodada da primeira fase, jogo realizado dia 22 de fevereiro.

RIVALIDADE
Rivais desde 1988, Bafo e Cachorrão se enfrentaram oficialmente apenas em seis oportunidades, entre jogos da Divisão Especial (Série A2), Série A3 e Copa Paulista. O retrospecto é favorável ao Alvinegro do ABC, com três vitórias, dois empates contra apenas um triunfo da equipe de Ribeirão Preto.

Porém, o Comercial nunca perdeu para o velho Bernô como mandante - dois empates e uma vitória em três duelos no Palma Travassos.

Em 2019, em confronto direto por vaga às semifinais da Copa Paulista, com gols de Felipinho e Wesley, ambos marcados nos primeiros minutos do primeiro tempo, o EC São Bernardo se deu melhor vencendo o Bafo por 2 a 0, no Primeiro de Maio, pela 5ª e penúltima rodada do Grupo 9 da terceira fase.