Paulista A3: Velo Clube e Noroeste se reencontram em uma semifinal após 8 anos

O vencedor, além de conquistar o acesso, fará a final com vencedor da outra semifinal entre EC São Bernardo e Comercial

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 30 (AFI) - Valendo acesso, Velo Clube e Noroeste se enfrentam pelas semifinais do Campeonato Paulista da Série A3 (terceira divisão). O primeiro jogo acontece neste sábado (31/10), às 17 horas, no Estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, em Rio Claro e a volta no dia 7 de novembro (sábado), às 17h30, no Estádio Dr. Alfredo de Castilho, o Alfredão, em Bauru.

Se o placar agregado permanecer depois dos 180 minutos de confronto, a equipe que conquistará vaga na Série A2 (segunda divisão) de 2021 será conhecida nos pênaltis, O vencedor, além de conquistar o acesso, fará a final com vencedor da outra semifinal entre EC São Bernardo e Comercial,

Nas quartas de final, o Velo Clube despachou o Capivariano com vitória por 2 a 0 em Rio Claro e empate por 0 a 0, em Santa Bárbara D'Oeste.Já o Noroeste eliminou o Nacional nos pênaltis (5 a 3), depois de dois empates - 0 a 0 em São Paulo e 1 a 1 em Bauru.

INVICTOS HÁ CINCO JOGOS
O Velo Clube não perde há cinco jogos, três vitórias e dois empates. A última derrota foi para o Primavera por 1 a 0, fora de casa, na 12ª rodada da primeira fase. O Noroeste, por sua vez, também não sabe o que é perder há cinco jogos, três vitórias e dois empates seguidos. A última derrota foi para o Comercial, em casa, pelo placar de 3 a 2, na 12ª rodada da primeira fase.

 Velo Clube e Noroeste se reencontram em uma semifinal após 8 anos (Foto: Bruno Freitas/Noroeste)
Velo Clube e Noroeste se reencontram em uma semifinal após 8 anos (Foto: Bruno Freitas/Noroeste)
SEMIFINAL EM 2012 DEU NORUSCA
Esta não é a primeira vez que Galo Vermelho e Locomotiva se encontram em uma semifinal. Pela Copa Paulista de 2012, as equipes não saíram do 0 a 0, no Benitão, em Rio Claro pelo jogo de ida. Na volta, com gols de Gilsinho, Kasado e Velicka, o Noroeste venceu o rival rio-clarense por 3 a 1, no Alfredão, em Bauru, decidiu o título do torneio com Audax e sagrou campeão.

RETROSPECTO AMPLAMENTE FAVORÁVEL AO NOROESTE
Velo Clube e Noroeste são rivais desde 1939, mas somente a partir de 1979, que passaram a se enfrentaram por competições oficiais. Até aqui, foram 12 duelos, entre jogos pelo Paulistão, Série A2 e A3 e Copa Paulista.

O retrospecto do confronto é amplamente favorável ao Alvirrubro de Bauru. São cinco vitórias do Norusca, seis empates e apenas um triunfo velista, sendo a única vitória do Galo Vermelho sobre a Locomotiva há sete anos, por 1 a 0, gol de Samuel Souza, no Benitão, em Rio Claro, pela Série A2 (segunda divisão) de 2013.

Como visitante, o Noroeste venceu o rubro-verde rio-clarense apenas uma vez, por 1 a 0, gol de Gabriel Esteves, no Benitão, pela Série A3 de 2018.

No último confronto entre eles no Benitão ficaram no 1 a 1, em jogo válido pela oitava rodada do Grupo 2 da Copa Paulista de 2019. Gustavo Henrique marcou para o Galo Vermelho aos 46 minutos.do primeiro tempo e o Noroeste chegou ao empate com Denilton aos 47 do segundo tempo.

No encontro mais recente, eles se enfrentaram e empataram sem gols, no Alfredão, em Bauru, pela 8.ª rodada da primeira fase da competição atual, jogo realizado no dia 1º de março.